Datas: 17 e 18 de abril de 2023 (segunda e terça)
Horário: das 9h às 19h
Local: EACH-USP – Auditório Vermelho
O Workshop | Programação | Regras e dinâmicas | Evento Social | Palestra | Apresentações | Fotos | Organização
O Workshop
O Workshop do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) foi realizado pela primeira vez em 2014 e desde então aconteceu anualmente até 2020, sendo essa última edição virtual, devido à pandemia da COVID-19.
O evento de 2023 retomará o workshop presencialmente nos dias 17 e 18 de abril de 2023 (segunda e terça-feira, manhã e tarde) no Auditório Vermelho da EACH. A oitava edição será o evento de recepção dos novos alunos e a oportunidade de integração de docentes e discentes do PPgSI. Durante o evento ocorrerá a divulgação dos grupos de pesquisa à comunidade de Sistemas de Informação e aos demais interessados nas pesquisas desenvolvidas pelo programa.
Objetivos do workshop:
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Permitir que os orientadores e orientandos do programa conheçam a pesquisa dos colegas, fomentando colaborações.
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Possibilitar que orientandos ingressantes do programa tenham uma visão mais clara do que é uma pesquisa científica e acadêmica de um curso de mestrado e de doutorado.
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Apresentar os trabalhos sendo desenvolvidos no PPgSI para alunos da graduação e de outros cursos de pós-graduação e também outros docentes potencialmente interessados no programa.
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Permitir que candidatos em potencial a ingressar no curso de mestrado e doutorado do PPgSI possam nos visitar e conhecer os trabalhos sendo realizados.
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Criar uma oportunidade para que os trabalhos científicos desenvolvidos em desenvolvimento no programa recebam críticas e sugestões de outros pesquisadores (antes do exame de qualificação e antes da defesa da dissertação ou da tese).
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Estimular o pensamento crítico sobre a pesquisa em si e sobre o ambiente de pesquisa.
Programação
Nos dois dias do evento teremos um total de 20 sessões técnicas. O tempo de cada sessão foi estabelecido com base no número de integrantes de cada grupo de pesquisa. Recomenda-se que em cada sessão o tempo para apresentação seja de no máximo 50% do tempo total, para que o foco seja nas discussões sobre o que será apresentado.
Regras e Dinâmicas
Neste ano, as apresentações e discussões serão realizadas por grupo de pesquisa. As sessões serão compostas por uma ou mais apresentações do grupo de pesquisa que englobe os projetos de mestrado e/ou doutorado em andamento, seguida de discussão aberta para os membros do grupo, moderador e demais participantes.
No início de março de 2023 foi realizado o levantamento dos grupos de pesquisa, que tiveram a sua inscrição realizada pelos docentes do PPgSI. Para tornar as apresentações mais organizadas e eficazes, pedimos que sigam as seguintes diretrizes:
Apresentação do Grupo
Durante a apresentação do grupo, é importante que sejam apresentados todos os membros do grupo, incluindo o docente responsável, os mestrandos e os doutorandos. Não é necessária nenhuma outra informação sobre formação ou experiências.
Apresentação Geral da Pesquisa em Grupo
Na apresentação geral da pesquisa, é importante a contextualização do tema da pesquisa, apresentando os objetivos e justificativas gerais, focando nas características que unem os pesquisadores enquanto grupo.
Apresentação das Pesquisas
Na apresentação das pesquisas, é importante garantir que todos os trabalhos e pessoas sejam contemplados, porém sugerimos que menos pessoas falem por todos para manter a dinâmica.
O formato de apresentação é livre, porém é importante que as apresentações sejam claras, didáticas e concisas, visto que se trata de um evento de divulgação científica.
Outras orientações
Reservar parte do tempo da apresentação (sugestão: 50/40% do tempo) para a interação do público. Esteja preparado para responder perguntas e interagir com o grupo. Caso queiram, enviem perguntas relacionadas junto com a apresentação para que o moderador da sessão as faça em caso de não haver interações externas.
É necessário respeitar o tempo de apresentação, evitando ter mais slides do que metade do limite de tempo. Cada slide deve durar no máximo 2 minutos e deve ser usado como uma ferramenta de apoio, não para exibir conteúdo ou leituras.
Foque na clareza, didática e concisão em sua apresentação. Lembre-se que este é um evento de divulgação científica.
Evento social
Após o encerramento do evento, no dia 18 de abril a partir das 19h30, faremos uma confraternização em um evento social por adesão.
Macaxeira Restaurante – Rua Emília Marengo, 185 – Tatuapé – Mapa
Palestra
É graduada em Educação Física, pós-graduada em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais (obesos, gestantes, hipertensos) e especialista de Mindfulness.
Foi professora e gerente da Companhia Atlhetica por 16 anos e participou do único curso de formação organizado pelos filhos do treinador Nuno Cobra, conhecido por ter treinado o campeão Ayrton Senna.
- Comissão Coordenadora de Programa (CCP/PPgSI)
Doutorandos/as
- Alberto Dumont Alves Oliveira
- Ana Rocío Cárdenas Maita
- Hermon Faria Araujo
- Miguel Felipe Silva Vasconcelos
- Otavio de Paula Albuquerque
- Rafael Luiz Testa
- Rosa Virginia Encinas Quille
- Thais Luiza Donega e Souza
Mestrando
- Orlando Clinio Patriarcha