IX Workshop do PPgSI

Workshop PPgSI

 

Datas: 13 e 14 de maio de 2024 (segunda-feira e terça-feira)

Horário: das 9h às 19h

Local: EACH-USP – Auditório Vermelho

 

O Workshop | ProgramaçãoPalestras | Evento Social | Regras e dinâmicasFotosOrganização

 

O Workshop

O Workshop do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) foi realizado pela primeira vez em 2014 e desde então segue sendo apresentado anualmente.

O evento de 2024 acontecerá nos dias 13 e 14 de maio de 2024 (segunda-feira e terça-feira, manhã e tarde) no Auditório Vermelho da EACH. A nova edição será o evento de recepção dos novos alunos e a oportunidade de integração de docentes e discentes do PPgSI. Durante o evento ocorrerá a divulgação dos grupos de pesquisa à comunidade de Sistemas de Informação e aos demais interessados nas pesquisas desenvolvidas pelo programa.

 

Objetivos do workshop

  • Permitir que os orientadores e orientandos do programa conheçam a pesquisa dos colegas fomentando colaborações.

  • Possibilitar que orientandos ingressantes do programa tenham uma visão mais clara do que é uma pesquisa científica e acadêmica de um curso de mestrado e de doutorado.

  • Apresentar os trabalhos sendo desenvolvidos no PPgSI para alunos da graduação e de outros cursos de pós-graduação e também outros docentes potencialmente interessados no programa.

  • Permitir que candidatos em potencial a ingressar no curso de mestrado e doutorado do PPgSI possam nos visitar e conhecer os trabalhos sendo realizados.

  • Criar uma oportunidade para que os trabalhos científicos em desenvolvimento no programa recebam críticas e sugestões de outros pesquisadores (antes do exame de qualificação e antes da defesa da dissertação ou da tese).

  • Estimular o pensamento crítico sobre a pesquisa em si e sobre o ambiente de pesquisa.

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Programação

Nos dois dias do evento teremos um total de 15 sessões técnicas. O tempo de apresentação de cada sessão será igual para cada grupo de pesquisa. Recomenda-se que em cada sessão o tempo para apresentação seja de no máximo 50% do tempo total para que o foco seja nas discussões sobre o que será apresentado.

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Palestras 

Nesta edição contaremos com palestras distribuídas ao longo dos dois dias de evento.

Poatek

Poatek

13/05 (segunda-feira) – das 11h30 às 12h

Conheça o Poatek Experience – Experiência de Estágio para alunos pesquisadores

A Poatek é uma empresa de tecnologia, que faz parte do grupo Canadense Telus International. Há mais de 9 anos no mercado, tem como propósito impactar a vida das pessoas através de soluções tecnológicas, explorando a inovação e abraçando o espírito de crescimento e colaboração para capacitar positivamente a comunidade ao redor.

O programa Poatek Experience visa aproximar a indústria da comunidade acadêmica e apoiar os alunos em sua jornada de pós-graduação, reconhecendo a importância do conhecimento e trabalho gerado por pesquisadores brasileiros.

 

Bianka

Bianka

 

 

Sobre os palestrantes:

Bianka é Psicóloga pela PUC-RS e possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, pela Fundação Getúlio Vargas. Há 4 anos na Poatek, atua nas frentes de Desenvolvimento de pessoas, como Business Partner Specialist, à frente dos Programas Sociais e de Educação para estudantes das universidades.

 

 

 

Renato Vicente

Renato Vicente

 

Renato Vicente é partner em Data & Ai na Willowtree/Poatek e professor no De. de Matemática Aplicada do IME-USP. Antes disso foi Chief Data Scientist na Serasa Experian, advisot para o BCG Gamma e professor no curso de SI da EACH/USP.

 

 

 

 

 

Painel de Egressos

Painel de Egressos

 

13/05 (segunda-feira) – das 16h10 às 17h

Explorando Trajetórias: Painel de Egressos do PPgSI

Conheça as diversas trajetórias de alguns dos nossos egressos do mestrado e do doutorado, os quais seguiram caminhos distintos após passarem pelo Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação.

 

 

 

 

Núcleo de Acolhimento Universitário (NAU)

NAU EACH-USP

 

14/05 (terça-feira) – das 11h40 às 12h

Apresentação: Conheça o Núcleo de Acolhimento Universitário (NAU)

 

 

 

 

 

 

Autoavaliação PPgSI

Autoavaliação PPgSI

 

14/05 (terça-feira) – das 14h50 às 15h30

Autoavaliação e Planejamento PPgSI

Apresentação e debate referente às respostas do questionário aplicado no ano de 2023 seguindo as diretrizes da Autoavaliação de Programas de Pós-graduação proposta pela CAPES.

 

 

 

 

 

Fernando D´Angelo

Fernando D´Angelo


14/05 (terça-feira) – das 16h50 às 18h

Desafios no desenvolvimento de pesquisas em saúde baseadas em tecnologia digital

 

Fernando D´angelo é consultor de Inteligência Artificial, Inovação e Transformação Digital, e ajuda empresas na
concepção e implantação de produtos e serviços digitais baseados em IA. Ele também é colunista convidado do portal canaltech.com.br, professor de Gestão da Inovação em cursos de pós-graduação do Bureau Veritas, e palestrante

 

 

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Evento social

Após o encerramento do evento, no dia 13 de maio (segunda-feira), a partir das 18h, faremos uma confraternização em um evento social por adesão no Deck do Ciclo Básico da EACH.

No dia 14 de maio (terça-feira), a partir das 18h, faremos uma confraternização em local a ser definido.

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Regras e Dinâmicas

Seguindo o modelo da edição anterior, as apresentações e discussões serão realizadas por grupo de pesquisa. Cada sessão será composta por uma apresentação do grupo de pesquisa que englobe os projetos de mestrado e/ou doutorado em andamento, seguida de discussão aberta para os membros do grupo, moderador e demais participantes.

Teremos 15 sessões de apresentações com tempo de 40 minutos cada. Para tornar as apresentações mais organizadas e eficazes, pedimos que sigam as seguintes diretrizes:

Apresentação do Grupo
Durante a apresentação do grupo, é importante que sejam apresentados todos os membros do grupo, incluindo o docente responsável, os mestrandos e os doutorandos. Não é necessária nenhuma outra informação sobre formação ou experiências.

Apresentação Geral da Pesquisa em Grupo
Na apresentação geral da pesquisa, é importante a contextualização do tema da pesquisa, apresentando os objetivos e justificativas gerais, focando nas características que unem os pesquisadores enquanto grupo.

Apresentação das Pesquisas
Na apresentação das pesquisas, é importante garantir que todos os trabalhos e pessoas sejam contemplados, porém sugerimos que uma pessoa fale por todos para manter a dinâmica.
O formato de apresentação é livre, porém é importante que as apresentações sejam claras, didáticas e concisas, visto que se trata de um evento de divulgação científica.

Outras orientações
Reservar parte do tempo da apresentação (sugestão: 50/40% do tempo) para a interação do público. Esteja preparado para responder perguntas e interagir com o grupo. Caso queiram, enviem perguntas relacionadas junto com a apresentação para que o moderador da sessão as faça em caso de não haver interações externas.
É necessário respeitar o tempo de apresentação, evitando ter mais slides do que metade do limite de tempo. Cada slide deve durar no máximo 2 minutos e deve ser usado como uma ferramenta de apoio, não para exibir conteúdo ou leituras.
Foque na clareza, didática e concisão em sua apresentação. Lembre-se que este é um evento de divulgação científica.

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Fotos do VIII Workshop PPgSI (2023)

 

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IX Workshop PPgSI


Organização 

  • Comissão Coordenadora de Programa (CCP/PPgSI)

Doutorandos/as

  • Alberto Dumont Alves Oliveira
  • Ana Rocío Cárdenas Maita
  • Guilherme Gaino Galindo
  • Hermon Faria Araujo
  • Rosa Virginia Encinas Quille

Egressos

  • Orlando Clinio Patriarcha
  • Thais Luiza Donega e Souza

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