IX Workshop do PPgSI

Workshop PPgSI

 

Datas: 13 e 14 de maio de 2024 (segunda-feira e terça-feira)

Horário: das 9h às 19h

Local: EACH-USP – Auditório Vermelho

 

O Workshop | Programação | Regras e dinâmicas | Evento Social | Palestras  | FotosOrganização

 

O Workshop

O Workshop do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) foi realizado pela primeira vez em 2014 e desde então segue sendo apresentado anualmente.

O evento de 2024 acontecerá nos dias 13 e 14 de maio de 2024 (segunda-feira e terça-feira, manhã e tarde) no Auditório Vermelho da EACH. A nova edição será o evento de recepção dos novos alunos e a oportunidade de integração de docentes e discentes do PPgSI. Durante o evento ocorrerá a divulgação dos grupos de pesquisa à comunidade de Sistemas de Informação e aos demais interessados nas pesquisas desenvolvidas pelo programa.

 

Objetivos do workshop

  • Permitir que os orientadores e orientandos do programa conheçam a pesquisa dos colegas fomentando colaborações.

  • Possibilitar que orientandos ingressantes do programa tenham uma visão mais clara do que é uma pesquisa científica e acadêmica de um curso de mestrado e de doutorado.

  • Apresentar os trabalhos sendo desenvolvidos no PPgSI para alunos da graduação e de outros cursos de pós-graduação e também outros docentes potencialmente interessados no programa.

  • Permitir que candidatos em potencial a ingressar no curso de mestrado e doutorado do PPgSI possam nos visitar e conhecer os trabalhos sendo realizados.

  • Criar uma oportunidade para que os trabalhos científicos em desenvolvimento no programa recebam críticas e sugestões de outros pesquisadores (antes do exame de qualificação e antes da defesa da dissertação ou da tese).

  • Estimular o pensamento crítico sobre a pesquisa em si e sobre o ambiente de pesquisa.

topo ∆

Programação

Nos dois dias do evento teremos um total de 20 sessões técnicas. O tempo de cada sessão será igual para cada grupo de pesquisa. Recomenda-se que em cada sessão o tempo para apresentação seja de no máximo 50% do tempo total, para que o foco seja nas discussões sobre o que será apresentado.

A programação detalhada e o horário de cada grupo/sessão será divulgada em breve.

topo ∆

Regras e Dinâmicas

Seguindo o modelo da edição anterior, as apresentações e discussões serão realizadas por grupo de pesquisa. Cada sessão será composta por uma apresentação do grupo de pesquisa que englobe os projetos de mestrado e/ou doutorado em andamento, seguida de discussão aberta para os membros do grupo, moderador e demais participantes.

Neste momento estamos realizando o levantamento e atualização dos grupos de pesquisa que tiveram a sua inscrição realizada pelos docentes do PPgSI em 2023. Para tornar as apresentações mais organizadas e eficazes, pedimos que sigam as seguintes diretrizes:

Apresentação do Grupo
Durante a apresentação do grupo, é importante que sejam apresentados todos os membros do grupo, incluindo o docente responsável, os mestrandos e os doutorandos. Não é necessária nenhuma outra informação sobre formação ou experiências.

Apresentação Geral da Pesquisa em Grupo
Na apresentação geral da pesquisa, é importante a contextualização do tema da pesquisa, apresentando os objetivos e justificativas gerais, focando nas características que unem os pesquisadores enquanto grupo.

Apresentação das Pesquisas
Na apresentação das pesquisas, é importante garantir que todos os trabalhos e pessoas sejam contemplados, porém sugerimos que uma pessoa fale por todos para manter a dinâmica.
O formato de apresentação é livre, porém é importante que as apresentações sejam claras, didáticas e concisas, visto que se trata de um evento de divulgação científica.

Outras orientações
Reservar parte do tempo da apresentação (sugestão: 50/40% do tempo) para a interação do público. Esteja preparado para responder perguntas e interagir com o grupo. Caso queiram, enviem perguntas relacionadas junto com a apresentação para que o moderador da sessão as faça em caso de não haver interações externas.
É necessário respeitar o tempo de apresentação, evitando ter mais slides do que metade do limite de tempo. Cada slide deve durar no máximo 2 minutos e deve ser usado como uma ferramenta de apoio, não para exibir conteúdo ou leituras.
Foque na clareza, didática e concisão em sua apresentação. Lembre-se que este é um evento de divulgação científica.

topo ∆

Evento social

Após o encerramento do evento, no dia 14 de maio a partir das 18h30, faremos uma confraternização em um evento social por adesão em local a ser definido.

topo ∆

Palestras

Nesta edição contaremos com palestras distribuídas ao longo dos dois dias de evento.

topo ∆


Fotos do VIII Workshop PPgSI (2023)

 

topo ∆

 

IX Workshop PPgSI


Organização 

  • Comissão Coordenadora de Programa (CCP/PPgSI)

Doutorandos/as

  • Alberto Dumont Alves Oliveira
  • Ana Rocío Cárdenas Maita
  • Guilherme Gaino Galindo
  • Hermon Faria Araujo
  • Rosa Virginia Encinas Quille

Egressos

  • Orlando Clinio Patriarcha
  • Thais Luiza Donega e Souza

topo ∆