VI Workshop de Dissertações do PPgSI

Datas: 12 a 14 de agosto de 2019 (segunda-feira, terça-feira e quarta-feira)

Horário: 9h às 12h30 / 13h30 às 18h

Local: EACH-USP – Auditório Vermelho

Em conjunto com: IX Semana de Sistemas de Informação (SSI 2019) do Bacharelado de Sistemas de Informação da EACH-USP

Evento social (por adesão): Macaxeira Restaurante Rua Emília Marengo, 185 – Tatuapé – Mapa

 

APRESENTAÇÃO | PROGRAMAÇÃO | PALESTRAS | PAINÉIS | REGRAS DE PARTICIPAÇÃO | FICHAS DE PESQUISA | TEMPLATES | ORGANIZAÇÃO

Apresentação:

O Workshop de Dissertações do PPgSI foi realizado pela primeira vez em 2014 e desde então tem sido realizado anualmente. O evento cresceu ao passar dos anos e esta sexta edição conta com diversas mudanças incorporadas para tornar o workshop mais diversificado, dinâmico e atrativo. Nas edições anteriores a programação era composta quase que exclusivamente de apresentações orais dos trabalhos dos mestrandos, mas desta vez haverá tanto apresentações orais quanto apresentações de pôsteres. Estão também programadas palestras e painéis com temas de interesse de toda a comunidade do PPgSI.

Este workshop tem sido planejado com muito cuidado para criar um ambiente adequado e estimulante para a troca de conhecimentos e expeirências entre os diversos grupos de pesquisa que temos no PPgSI. Ele é o fórum mais propício para que tanto os alunos quanto seus orientadores conheçam os trabalhos realizados pelos pares e possam contribuir e se beneficiar de alguma forma. Para alguns alunos do PPgSI, a participação no workshop representará uma das primeiras experiências de divulgação de sua pesquisa, atividade tão comum na vida de pesquisadores que buscam discutir e validar suas ideias com a comunidade científica acadêmica. Participar do workshop de dissertações do PPgSI, portanto, é fundamental para o processo de formação de um pesquisador.

Para aqueles que ainda não iniciaram sua formação em pesquisa, assistir ao workshop é uma oportunidade interessante para entender melhor o que é uma pesquisa científica, como ela se desenvolve, o que é possível fazer no nível de um mestrado e quais as áreas de atuação presentes no contexto do PPgSI.

Então, não perca essa oportunidade!!!!!

 

Objetivos do workshop:

  • Permitir que os orientadores e orientandos do programa conheçam a pesquisa dos colegas, fomentando colaborações.

  • Possibilitar que orientandos ingressantes do programa tenham uma visão mais clara do que é uma pesquisa científica e acadêmica de um curso de mestrado.

  • Apresentar os trabalhos sendo desenvolvidos no PPgSI para alunos da graduação e de outros cursos de pós-graduação e também outros docentes potencialmente interessados no programa.

  • Permitir que candidatos em potencial a ingressar no curso de mestrado do PPgSI possam nos visitar e conhecer os trabalhos sendo realizados.

  • Criar uma oportunidade para que os trabalhos científicos desenvolvidos em desenvolvimento no programa recebam críticas e sugestões de outros pesquisadores (antes do exame de qualificação e antes da defesa da dissertação).

  • Estimular o pensamento crítico sobre a pesquisa em si e sobre o ambiente de pesquisa.

topo ∆

 

Programação geral:

Programação Workshop

 

Programação especifíca:

[Dia 1] 12 de agosto de 2018 (segunda-feira):
Programação Workshop

 

[Dia 2] 13 de agosto de 2018 (terça-feira):
Programação Workshop

 

[Dia 3] 14 de agosto de 2018 (quarta-feira):
Programação Workshop

topo ∆


Palestras:

Palestra: 12 de agosto – 16h
Título: Implementação de redes neurais artificiais em hardware

O desenvolvimento de arquiteturas de hardware específicas para o processamento de modelos neurais de computação é apontada por alguns pesquisadores como um dos próximos passos necessários para a continuidade do aperfeiçoamento da área de Machine Learning. A palestra irá abordar as motivações para a implementação de redes neurais em circuitos elétricos, as diferentes aplicações que podem se beneficiar de tais chips neuromórficos e alguns progressos recentes desta área de pesquisa.

Palestrantes: 


Prof. Dr. Emilio Del Moral Hernandez

O Professor Emilio Del Moral Hernandez é Livre-Docente III (Associate Professor) na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1990) e mestrado e doutorado em Electrical Engineering pela University of Pennsylvania (1994 e 1998).Em 2006 obteve o título de Livre-Docente da Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, na especialidade Neurocomputação Eletrônica e Sistemas Adaptativos. É professor RDIDP da Escola Politécnica desde 1987. Atua nas áreas de Engenharia Elétrica e Computação, principalmente nos seguintes temas de ensino e pesquisa: teoria e aplicação de redes neurais, teoria do caos aplicada a redes neurais, neurocomputação e sistemas de computação bio-inspirados, aplicações de inteligência computacional, implementação eletrônica de modelos neurais, circuitos eletrônicos analógicos e digitais, processamento digital de sinais, sistemas sensores e medidas elétricas, sistemas dinâmicos não lineares, modelagem de sistemas não lineares e de sistemas complexos, mineração de dados, reconhecimento de padrões, sistemas de apoio à decisão e aplicação de neurocomputação à engenharia financeira. É coordenador do grupo de pesquisa ICONE-EPUSP, Grupo de Inteligência Computacional, Modelagem e Neurocomputação Eletrônica).


Prof. Dr. Miguel Angelo de Abreu de Sousa
Prof. Dr. Miguel Angelo de Abreu de Sousa

O Professor Miguel Angelo de Abreu de Sousa é doutor e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo e graduação em Tecnologia em Eletrônica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professor do Departamento de Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP e seus interesses incluem o estudo de Sistemas Inteligentes e de arquiteturas de circuitos elétricos para implementação de modelos neurais de computação.

 

Palestra: 14 de agosto – 16h
Título: Big Data para Gestão e Análise de Dados Climáticos

Os desafios para viabilizar o novo paradigma da ciência voltada o uso e reuso de dados científicos, vem impondo à comunidade de pesquisa na área climática o estabelecimento de modelos e infraestruturas computacionais que permitam disponibilizar serviços voltados para a gestão e análise de dados. Esse seminário tem por objetivo apresentar os principais conceitos e diretrizes que definem a demanda de Big Data para essa comunidade, além de apresentar importantes iniciativas internacionais nessa área.

Palestrantes:

Prof. Dr. Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa
Prof. Dr. Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa

O Professor Dr. Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa é Livre Docente da Escola Politécnica da USP (EPUSP) – Departamento de Computação e Sistemas Digitais, desde 2003. Graduou-se em Bacharelado em Ciência da Computação (ICMC/USP, 1987) com doutorado em Engenharia Elétrica (EPUSP/2002). Pós-doutorado em Gestão de Dados Científicos pela University of Tennessee (UT), Climate Change Science Institute of Oak Ridge National Laboratory (CSSI/ORNL) e United States Geological Survey (USGS) (UT/ORNL/USGS 2015). Bolsista em Produtividade no Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (2013-2017). Foi consultor em Integração de Sistemas de Informação e Base de Dados do Ministério do Meio Ambiente (2012-2014). Áreas de interesse: Banco de Dados Distribuídos, Gestão de Dados Científicos e Ciência dos Dados. Outras áreas de interesse são: Modelagem e Simulação de Sistemas Computacionais, Sistemas Distribuídos e Engenharia de Software.


Prof. Dr. Marcelo Morandini

O Professor Marcelo Morandini possui graduação em Bacharelado Em Ciências da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Ciência da Computação (São Carlos) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor do curso de Sistemas de Informação na EACH – Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Usabilidade, Ergonomia e Testes de Software.

topo ∆


Painéis:

Painel de Divulgação Científica: 13 de agosto – 14h

Painelistas: 

Luiz Gustavo de Almeida é biólogo formado pela PUC-Campinas, PhD em Microbiologia, na área de Genética de Bactérias pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, ICB-USP. Diretor no Brasil do festival internacional de divulgação científica “Pint of Science – Um Brinde à Ciência”. Fundador da iniciativa “Cientistas Explicam”, que oferece palestras, aulas e oficinas para escolas, universidades, museus e institutos de pesquisa. Administra as mídias sociais do Instituto Questão de Ciência.

Luiza Caires é jornalista e mestre em Comunicação pela USP. Trabalha há 13 anos com divulgação científica. Foi repórter da Agência USP de Notícias, produziu conteúdo de ciências e tecnologia para publicações da Editora Abril e Folha de S. Paulo. Foi repórter e editora do Portal da USP e atualmente é editora de Ciências do Jornal da USP (jornal.usp.br), onde produz/colabora em reportagens, podcasts, vídeos de ciências para o Canal USP, e conteúdo para as mídias sociais Ciência USP. Tem realizado palestras e treinamentos em divulgação científica para o público acadêmico da USP e de outras universidades.

Marcos Ribeiro Pereira Barretto é professor da Eng. Mecatrônica da Escola Politécnica da USP há mais de 30 anos. Publicou mais de uma centena de artigos e capítulos de livros. Sua área de pesquisa são Robôs Sociáveis e seu impacto na sociedade. Tem forte atuação no incentivo do empreendedorismo, sendo o coordenador do programa AWC (Academic Working Capital).

 
Painel de Egressos: 14 de agosto – 11h
Moderação: Adriana Jacoto Unger
Painelistas: 

Alberto Dumont Alves Oliveira é graduado em Sistemas de Informação pela Uniminas (2009) e mestre em Sistemas de Informação pelo PPgSI-EACH/USP (2017). É especialista em Desing Instrucional e há 13 anos trabalha com TI aplicada nas áreas de governo e educação. Atuou na docência e coordenação de cursos de graduação na iniciativa privada e atualmente é Analista de Tecnologia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutorando no PPgSI-EACH/USP. Possui interesse de pesquisa na área de teste de software, acessibilidade digital, interoperabilidade de sistemas e governo digital.

Ana Rocio Cárdenas é formada em Engenharia da Computação pela Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco no Peru, mestre em Sistemas de Informação pela USP, e atualmente é estudante de doutorado também na USP. Atuou como desenvolvedora de software na indústria financeira e como docente em universidades no Peru. Tem atuado como apresentadora em eventos científicos e como líder em vários grupos de divulgação científica. É cofundadora da ONG “aiTEC”, uma organização focada no ensino do pensamento computacional e motivação para o desenvolvimento da ciência em regiões carentes no sul do Peru. Possui interesse de pesquisa na área de Mineração de Processos de Negócio, Inteligência Artificial e Big Data.

Jonas Mendonça Targino é graduado em Ciência da Computação pela UFPB (2016), mestre em Sistemas de Informação pelo PPgSI-EACH/USP (2018) e Doutorando em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Já prestou serviços como cientista de dados para empresas como Mercedes Benz, Porsche e Governo Federal, atualmente desenvolve pesquisas no laboratório RCGI (Research Centre for Gas innovation) voltadas para extração de Petróleo e Gás utilizando técnicas de Machine Learning, com financiamento pela SHELL. Possui interesse de pesquisa na área de Inteligência Artificial, Biometria, processamento de Sinais Sísmicos, Visão Computacional, Geofísica e geração e adaptação de malhas para Inversão Sísmica.

Keylla é formada em Ciência da Computação pela USJT (2002), especializada em Banco de Dados pela FIAP (2004), especializada em gestão de projetos pela PUC-SP (2008) e mestre pela USP-EACH (2018). Atua na área de TI há 21 anos, com experiência em desenvolvimento de sistemas e gestão de projetos em diversas indústrias. Atua como professora nos cursos de MBA da FIAP de Big Data (Data Science), Marketing Digital, BI & Analytics e Engenharia de Dados. Cocriadora e coordenadora do curso Artificial Intelligence & Machine Learning na FIAP. Possui interesse de pesquisa nas áreas de Big Data e Inteligência Artificial.

Thiago Castro Ferreira é graduado em Sistemas de Informação pela EACH/USP (2012), mestre em Sistemas de Informação pelo PPgSI-EACH/USP (2014) e doutor em Linguística Computacional pela Universidade de Tilburgo – Países Baixos (2018). Realizou pós-doutorado também na Universidade de Tilburgo (2019). Iniciará em setembro de 2019 um projeto como Jovem Pesquisador na UFMG. Tem interesse em pesquisa na área de Processamento de Linguagem Natural, especificamente para a tarefa de geração automática de texto, em Web Semântica e Inteligência Artificial.

 

topo ∆

Dinâmica do workshop:

  • Cada sessão de apresentação oral contará com a apresentação de quatro projetos de dissertação de mestrado em andamento, e terá uma duração de 2h (veja a organização dos horários das sessões abaixo).

  • A apresentação de cada projeto terá duração de 15 minutos. Os 15 minutos seguintes serão reservados para discussão, com contribuição de um grupo de professores-pesquisadores especialmente convidados para a sessão, e com o grupo de alunos presentes na plateia.

  • Cada sessão deverá contar com trabalhos de uma mesma linha de pesquisa, de forma que a troca de experiências seja especializada.

  • Com o intuito de potencializar a troca de experiências entre orientadores e orientados, a organização do workshop trabalhará para maximizar a variabilidade de debatedores associados a cada sessão, incluindo como debatedores orientadores e alunos de doutorado do programa e pesquisadores externos.

a) Apresentação oral

Nesta modalidade, participarão:

  • Todos os alunos que ingressaram como “alunos regulares” no curso de mestrado no 2º semestre de 2017 e 1º semestre de 2018, ou seja, em agosto de 2019 estarão cursando o 4º ou o 5º semestre do curso, respectivamente;

  • Alguns dos alunos (a critério do orientador) que ingressaram como “alunos regulares” no curso de mestrado no 1º semestre de 2017, ou seja, em agosto de 2019 estarão finalizando o curso.

b) Apresentação com pôster: a CCP custeará a confecção dos pôsteres.

  • Todos os alunos que ingressaram como “alunos regulares” no curso de mestrado no 2º semestre de 2018, ou seja, em agosto de 2019 estarão cursando o 3º semestre do curso.

topo ∆

Fichas de pesquisa (resumos) dos trabalhos:

Linha de pesquisa: Gestão e Desenvolvimento de Sistemas

Linha de pesquisa: Inteligência de sistemas

topo ∆


Templates 

topo ∆


Comissão organizadora 

  • Profa. Dra. Sarajane Marques Peres
  • Prof. Dr. Marcelo Medeiros Eler

Doutorandos

  • Adriana Jacoto Unger
  • Alberto Dumont Alves Oliveira
  • Ana Rocío Cárdenas Maita
  • Erico de Souza Veríscimo
  • Jane Piantoni
  • Rafael Luiz Testa
  • Thais Luiza Donega e Souza