Exame de Qualificação

icone_doc Formulário para solicitação de inscrição em exame de qualificação de mestrado dos orientandos do PPgSI

PROCEDIMENTO:

  • A dissertação de mestrado deve seguir as diretrizes para confecção de teses e dissertações da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (solicita-se seguir o estilo ABNT). Embora não seja obrigatória sua adoção para o texto de qualificação, quanto antes você começar a segui-lo, melhor – menos problemas para serem tratados posteriormente.

  • Três cópias impressas do texto devem ser entregues na inscrição para o exame de qualificação, todas com encadernação em espiral simples.

  • O orientando deve necessariamente levar uma cópia adicional impressa no dia do exame, para ser usada para ele acompanhar a arguição e responder as perguntas dos examinadores. Esclarece-se que não é apropriada a substituição do formato impresso pelo formato digital, uma vez que o tempo para localizar os trechos necessários é substancialmente maior no formato digital.

  • O formulário preenchido e impresso e as três cópias impressas do texto (referente ao projeto a ser avaliado durante o exame de qualificação de mestrado) devem ser entregues no Serviço de Pós-graduação (SPG).

  • A cópia eletrônica do texto (projeto para qualificação) deve ser enviada, em formato PDF, via e-email para o endereço ppgsi-each@usp.br com o assunto “cópia eletrônica do projeto para qualificação de mestrado – orientando XXXXX”.

  • A definição da comissão examinadora será realizada sempre em reunião ordinária da CCP, exceto para os meses em que não estão previstas reuniões ordinárias (janeiro e julho). Exclusivamente nesses casos, as comissões examinadoras serão definidas diretamente pela coordenação do programa e referendadas posteriormente em reunião ordinária da CCP. As aprovações ad referendum precisarão ser requisitadas.

  • A coordenação não prevê nenhuma despesa com a vinda de nenhum examinador externo para a comissão examinadora de exame de qualificação. Além disso, a direção da EACH-USP também não prevê o pagamento de pró-labore para nenhum examinador da comissão examinadora de exame de qualificação. Eventualmente, pode existir a disponibilidade de recursos Proap para esse fim; para confirmação, contate o coordenador do programa.

  • Em caso de necessidade de reserva da sala de videoconferência para o exame de qualificação, sugere-se que o orientador ou o orientando reforce essa necessidade junto ao SPG após a definição da comissão examinadora pela CCP.

IMPORTANTE: verifique todas as informações relacionadas ao exame de qualificação no Regulamento do PPgSI (item VIII).