Exames de Proficiência

Pontuações requeridas – Exames de proficiência em Língua Inglesa e em Língua Portuguesa

pdf Deliberação CCP-PPgSI-2-2015, de 4-11-2015, publicada no DOE em 10-12-2015, com definição de pontuações mínimas requeridas nos exames de proficiência em língua inglesa e em língua portuguesa para os alunos enquadrados no novo Regulamento do PPgSI (de 17/12/2013).

Entrega do comprovante: os comprovantes de exames de proficiência devem ser encaminhados pelos alunos, por email, para o SPG.

 

Provas de proficiência para inglês e português aplicadas pelo Centro de Línguas da FFLCH-USP

Os editais das provas de  proficiência em inglês e português aplicadas pelo Centro de Línguas da FFLCH-USP são disponibilizados no início de cada ano em seu website. Em geral, são oferecidas duas datas por semestre.

As datas das provas de proficiência em inglês para 2017 são:

  • 06/04/2017
  • 13/06/2017
  • 19/09/2017
  • 16/11/2017

Consulte os respectivos editais para confirmar as datas e o procedimento de inscrição, entre outros detalhes da prova. Caso as informações aqui no website do PPgSI não estejam atualizadas, sugere-se também a consulta diretamente no website do Centro de Línguas da FFLCH-USP. Apenas em casos de dúvidas adicionais, consulte o Serviço de Pós-graduação da EACH.

Atenção: as provas da FFLCH-USP devem ser realizadas apenas pelos alunos que não desejam apresentar nenhum dos outros certificados previstos na deliberação mencionada acima.

 

Provas de proficiência para inglês aplicadas pela União Cultural Brasil Estados Unidos (UC)

A UC aplica exames em diferentes áreas de conhecimento. Garantam que será aplicada a vocês o exame da área de “ciência da computação” (preferencialmente) ou então da área de “ciências exatas”. Algumas vezes, a UC entende que “sistemas de informação” é da área de humanas e acaba aplicando o exame da área incorreta. Se necessário, apresentem a eles esse texto no website do PPgSI como justificativa para a área correta.