VIII Workshop PPgSI

Datas: 17 e 18 de abril de 2023 (segunda e terça)

Horário: das 9h às 19h

Local: EACH-USP – Auditório Vermelho

 

O Workshop | Programação | Regras e dinâmicas | Evento Social | Palestra | Apresentações | FotosOrganização

 

O Workshop

O Workshop do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) foi realizado pela primeira vez em 2014 e desde então aconteceu anualmente até 2020, sendo essa última edição virtual, devido à pandemia da COVID-19.

O evento de 2023 retomará o workshop presencialmente nos dias 17 e 18 de abril de 2023 (segunda e terça-feira, manhã e tarde) no Auditório Vermelho da EACH. A oitava edição será o evento de recepção dos novos alunos e a oportunidade de integração de docentes e discentes do PPgSI. Durante o evento ocorrerá a divulgação dos grupos de pesquisa à comunidade de Sistemas de Informação e aos demais interessados nas pesquisas desenvolvidas pelo programa.

Objetivos do workshop:

  • Permitir que os orientadores e orientandos do programa conheçam a pesquisa dos colegas, fomentando colaborações.

  • Possibilitar que orientandos ingressantes do programa tenham uma visão mais clara do que é uma pesquisa científica e acadêmica de um curso de mestrado e de doutorado.

  • Apresentar os trabalhos sendo desenvolvidos no PPgSI para alunos da graduação e de outros cursos de pós-graduação e também outros docentes potencialmente interessados no programa.

  • Permitir que candidatos em potencial a ingressar no curso de mestrado e doutorado do PPgSI possam nos visitar e conhecer os trabalhos sendo realizados.

  • Criar uma oportunidade para que os trabalhos científicos desenvolvidos em desenvolvimento no programa recebam críticas e sugestões de outros pesquisadores (antes do exame de qualificação e antes da defesa da dissertação ou da tese).

  • Estimular o pensamento crítico sobre a pesquisa em si e sobre o ambiente de pesquisa.

 

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Programação

Nos dois dias do evento teremos um total de 20 sessões técnicas. O tempo de cada sessão foi estabelecido com base no número de integrantes de cada grupo de pesquisa. Recomenda-se que em cada sessão o tempo para apresentação seja de no máximo 50% do tempo total, para que o foco seja nas discussões sobre o que será apresentado.

 

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Regras e Dinâmicas

Neste ano, as apresentações e discussões serão realizadas por grupo de pesquisa. As sessões serão compostas por uma ou mais apresentações do grupo de pesquisa que englobe os projetos de mestrado e/ou doutorado em andamento, seguida de discussão aberta para os membros do grupo, moderador e demais participantes.

No início de março de 2023 foi realizado o levantamento dos grupos de pesquisa, que tiveram a sua inscrição realizada pelos docentes do PPgSI. Para tornar as apresentações mais organizadas e eficazes, pedimos que sigam as seguintes diretrizes:

Apresentação do Grupo
Durante a apresentação do grupo, é importante que sejam apresentados todos os membros do grupo, incluindo o docente responsável, os mestrandos e os doutorandos. Não é necessária nenhuma outra informação sobre formação ou experiências.

Apresentação Geral da Pesquisa em Grupo
Na apresentação geral da pesquisa, é importante a contextualização do tema da pesquisa, apresentando os objetivos e justificativas gerais, focando nas características que unem os pesquisadores enquanto grupo.

Apresentação das Pesquisas
Na apresentação das pesquisas, é importante garantir que todos os trabalhos e pessoas sejam contemplados, porém sugerimos que menos pessoas falem por todos para manter a dinâmica.
O formato de apresentação é livre, porém é importante que as apresentações sejam claras, didáticas e concisas, visto que se trata de um evento de divulgação científica.

Outras orientações
Reservar parte do tempo da apresentação (sugestão: 50/40% do tempo) para a interação do público. Esteja preparado para responder perguntas e interagir com o grupo. Caso queiram, enviem perguntas relacionadas junto com a apresentação para que o moderador da sessão as faça em caso de não haver interações externas.
É necessário respeitar o tempo de apresentação, evitando ter mais slides do que metade do limite de tempo. Cada slide deve durar no máximo 2 minutos e deve ser usado como uma ferramenta de apoio, não para exibir conteúdo ou leituras.
Foque na clareza, didática e concisão em sua apresentação. Lembre-se que este é um evento de divulgação científica.

 

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Evento social

Após o encerramento do evento, no dia 18 de abril a partir das 19h30, faremos uma confraternização em um evento social por adesão.

Macaxeira Restaurante – Rua Emília Marengo, 185 – Tatuapé – Mapa

 

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Palestra

Juliana Romantini

É graduada em Educação Física, pós-graduada em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais (obesos, gestantes, hipertensos) e especialista de Mindfulness.

Foi professora e gerente da Companhia Atlhetica por 16 anos e participou do único curso de formação organizado pelos filhos do treinador Nuno Cobra, conhecido por ter treinado o campeão Ayrton Senna.

 

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Fotos

Mais fotos.

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Organização 

  • Comissão Coordenadora de Programa (CCP/PPgSI)

Doutorandos/as

  • Alberto Dumont Alves Oliveira
  • Ana Rocío Cárdenas Maita
  • Hermon Faria Araujo
  • Miguel Felipe Silva Vasconcelos
  • Otavio de Paula Albuquerque
  • Rafael Luiz Testa
  • Rosa Virginia Encinas Quille
  • Thais Luiza Donega e Souza

Mestrando

  • Orlando Clinio Patriarcha

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