Alunos Estrangeiros

Programas de bolsas fora do âmbito do PPgSI (incluindo o programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação – PEC-PG):

Candidatos estrangeiros interessados em obter Carta de Aceite (Carta de Aceitação) no PPgSI para pleitear uma bolsa de estudos no Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação – PEC-PG ou em alguma agência de fomento de seu próprio país (ou órgãos similares) devem apresentar os documentos abaixo relacionados para avaliação:

 

1) Ficha de inscrição: word Ficha de Inscrição de Aluno

2) “Duas” cartas de recomendação (encaminhadas necessariamente pelos próprios recomendantes, e nunca pelo próprio candidato): icone_doc Carta de Recomendação

3) Cópia do histórico escolar do curso de graduação (e de curso de pós-graduação, se houver)

4) Currículo vitae (com foto) (obrigatoriamente preenchido na Plataforma Lattes, incluindo todas as informações que julgar relevante para avaliação)

5) Propostas de projeto de pesquisa [opcional] (a ser enviado apenas se o candidato desejar que seu projeto de pesquisa já seja avaliado como um potencial diferencial)

6) Informações sobre o tipo de bolsa de estudo que se pretende obter, para o qual uma carta de aceite é necessária, incluindo os seguintes dados da agência/órgão de fomento: nome, programa de bolsas, link do website, país, prazo máximo para envio da solicitação, etc.

 

Enviar todos os documentos solicitados, em formato .PDF, para o endereço eletrônico ppgsi-each [no domínio usp.br], informando se tratar de candidato estrangeiro interessado em carta de aceite.

Sugere-se fortemente que o candidato já avalie previamente a lista de orientadores do PPgSI a fim de verificar se existe aderência dos projetos de pesquisa desses orientadores com seus interesses de pesquisa. Eventualmente, o candidato pode contatar os orientadores de interesse antes de submeter seu pedido para a coordenação do PPgSI, conforme regras acima informadas. Ao fazer isso, informe a coordenação quais foram os orientadores contatados e suas respostas.

Após avaliação da solicitação, em caso de deferimento, a coordenação do PPgSIemitirá uma carta de aceite condicionada à obtenção de bolsa de estudos por parte do candidato (quer no programa PEC-PG ou quer em qualquer outra agência de fomento). Caso o candidato seja contemplado com tal bolsa de estudo, ele será matriculado no curso de mestrado como “aluno regular”. Caso o candidato não seja contemplado com tal bolsa de estudo, a carta de aceite perderá seu efeito.

Bolsas no âmbito do próprio PPgSI [ou] Mestrado sem bolsa:

Candidatos estrangeiros interessados em realizar seu mestrado no PPgSI, pleiteando uma bolsa nacional (brasileira) no âmbito do PPgSI, devem participar necessariamente do processo seletivo para aluno regular.

Candidatos estrangeiros interessados em realizar seu mestrado no PPgSI, sem pleitear qualquer tipo de bolsa, também devem participar necessariamente do processo seletivo para aluno regular.