Defesa de Dissertação

icone_doc Formulário para solicitação de inscrição para defesa de dissertação de mestrado dos orientandos do PPgSI

PROCEDIMENTO:

  • Cinco cópias impressas da dissertação devem ser entregues no depósito. Das cinco cópias impressas da dissertação, uma delas deve ser entregue necessariamente com encadernação em capa dura (conforme solicitação da Biblioteca da EACH acatada pela CPG) e as demais quatro cópias devem ser entregues com encadernação em espiral simples. Para a cópia com capa dura, seguir o padrão de encadernação definido para o PPgSI.

  • O orientando deve necessariamente levar uma cópia adicional impressa no dia da defesa, para ser usada para ele acompanhar a arguição e responder as perguntas dos julgadores. Esclarece-se que não é apropriada a substituição do formato impresso pelo formato digital, uma vez que o tempo para localizar os trechos necessários é substancialmente maior no formato digital.

  • A versão de depósito da dissertação de mestrado já deve incluir a “ficha catalográfica”, conforme requisitado pelas regras da Biblioteca. A ficha catalográfica pode levar até uma semana para ficar pronta, dependendo de ajustes necessários requeridos pela bibliotecária responsável. Usar este procedimento para solicitar. Dúvidas pelo telefone 3091-1036, falar com Sandra.

  • A versão depositada da dissertação de mestrado deve seguir as diretrizes para confecção de teses e dissertações da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (solicita-se seguir o estilo ABNT).
  • O formulário preenchido e impresso e as cinco cópias impressas da dissertação de mestrado devem ser entregues no Serviço de Pós-graduação (SPG).

  • A cópia eletrônica da dissertação de mestrado deve ser enviada, em formato PDF, via e-email para o endereço ppgsi-each@usp.br com o assunto “cópia eletrônica de dissertação de mestrado para defesa – orientando XXXXX”.

  • Também é necessário encaminhar anexo comprovante de submissão ou de publicação de trabalho científico, relacionado à sua dissertação de mestrado, em coautoria com seu orientador, em periódico ou em anais de conferência com reconhecida relevância científica na área do programa.

  • A definição da comissão julgadora será realizada sempre em reuniões ordinárias da CCP e da CPG, exceto para os meses em que não estão previstas reuniões ordinárias (janeiro e julho). Exclusivamente nesses casos, as comissões julgadoras poderão ser definidas diretamente pela coordenação da CCP e pela presidência da CPG, e referendadas posteriormente em reuniões ordinárias da CCP e da CPG. As aprovações ad referendum precisarão ser requisitadas.

  • A coordenação não prevê (automaticamente) despesa com a vinda de examinadores externos para a comissão julgadora de defesa de mestrado. Eventualmente, pode existir a disponibilidade de recursos Proap para esse fim; para confirmação, contate o coordenador do programa. Além disso, a direção da EACH-USP prevê o pagamento de pró-labore para todos os examinadores externos da comissão julgadora (excluindo os examinadores internos).

  • Em caso de necessidade de reserva da sala de videoconferência para a defesa de dissertação, sugere-se que o orientador ou o orientando reforce essa necessidade junto ao SPG após a definição da comissão julgadora pela CPG.

IMPORTANTE: verifique todas as informações relacionadas ao Procedimento para Depósito da Dissertação no Regulamento do PPgSI (item XII).

Atenção: embora não seja necessário para a defesa, sugere-se já verificar as regras para a entrega da versão final da dissertação a fim de evitar posterior retrabalho.