Alunos de Graduação da USP

[As informações adicionais abaixo aplicam-se exclusivamente a alunos de graduação da USP que desejam cursar disciplinas da pós-graduação da USP na condição de aluno especial. Se esse não é seu caso (por já ser graduado em qualquer instituição, ou por ser aluno de graduação de outra instituição que não a USP), ignore tais informações.]

Para alunos de graduação da USP (exclusivamente da USP), existe a possibilidade de adiantar disciplinas da pós-graduação durante o final da graduação, porém apenas se estiverem realizando “atividades de Iniciação Científica (IC)” de acordo com o artigo 58 da Seção IX do Regimento de Pós-graduação da Universidade de São Paulo.

Os alunos interessados devem discutir essa possibilidade com seus atuais orientadores de IC da graduação.

Os seguintes tipos de atividades de IC são considerados para o propósito previsto no artigo 58 mencionado acima, desde que acompanhados dos respectivos comprovantes:

• Projeto de IC com bolsa: qualquer documento que informe os dados do projeto de IC (e da bolsa), incluindo: o período previsto para o projeto, o título/objetivo/tema do projeto, o nome do aluno, e o nome do orientador. Por exemplo, esse documento pode ser o “termo de outorga da bolsa”, a impressão da tela de um sistema que conste essas informações, uma declaração de algum órgão responsável pela bolsa, etc.
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): declaração emitida pelo professor supervisor responsável pela disciplina ou pelo professor orientador do trabalho de TCC, informando os dados do projeto de TCC, incluindo: o período previsto para o projeto, o título/objetivo/tema do projeto, o nome do aluno, e o nome do orientador. Para este caso, apenas o comprovante de matrícula na disciplina de PSG não será considerado, uma vez que o aluno poderá realizar apenas o “estágio obrigatório” estando nela matriculado, e não o projeto de TCC.
  • Iniciação Científica Voluntária (IC sem bolsa): declaração emitida pelo professor orientador, informando os dados do projeto de IC voluntária, incluindo: o período previsto para o projeto, o título/objetivo/tema do projeto, o nome do aluno, e o nome do orientador. É esperada a formalização da IC voluntária junto à CPq ao final do período.

Informações adicionais:

• Estágio supervisionado (tanto o obrigatório quanto o não obrigatório) não é considerado atividade de IC.
  • A atividade de IC/TCC deve estar sendo realizada no momento em que o aluno faz sua solicitação para cursar disciplinas como aluno especial; ou deve estar planejada para ser realizada durante o curso da disciplina como aluno especial. Ou seja, uma atividade de IC/TCC já realizada/finalizada não pode ser considerada para cumprimento deste requisito.
  • Alunos de graduação da USP que já tenham finalizado seu curso mas ainda não tenham recebido a colação de grau não devem se inscrever mais como aluno de graduação, pois eles não terão como comprovar a ainda realização de atividades de IC/TCC. Assim, esses alunos precisam solicitar colação de grau antecipada para poder se matricular como aluno especial caso sua solicitação seja deferida; caso contrário, sua matrícula não será realizada.
  • O orientador do projeto de IC/TCC da graduação do aluno não precisa necessariamente ser um dos orientadores atualmente credenciados no PPgSI.
  • Além do comprovante de realização de atividade de IC/TCC, também é necessário apresentar o encaminhamento de um dos orientadores do PPgSI (que pode ou não ser o mesmo orientador da graduação). Esse documento pode ser uma declaração simples de um orientador do PPgSI apenas encaminhando o candidato. Note que não há nenhuma obrigação ou compromisso de que esse docente encaminhando o candidato seja seu futuro orientador no mestrado caso esse candidato venha a ingressar futuramente na condição de aluno regular.
  • Além do comprovante de atividade de IC/TCC e do encaminhamento de um orientador do PPgSI, todos os demais requisitos (documentos comprobatórios) gerais solicitados para os candidatos já graduados precisam também ser cumpridos.
  • Essas regras se aplicam apenas a alunos de cursos de graduação da própria USP, não sendo aplicáveis a alunos que ainda não concluíram seus cursos de graduação em outras instituições, os quais não podem ainda cursar disciplinas de pós-graduação na USP na condição de aluno especial.
  • Os alunos de graduação da USP que desejarem cursar disciplinas do PPgSI na condição de aluno especial estão isentos da taxa de matrícula de R$ 150,00 por disciplina.