III Workshop de Dissertações do PPgSI

Datas: 16 a 18 de agosto de 2016 (terça-feira, quarta-feira e quinta-feira)

Horário: 8h às 12h30 / 13h30 às 18h30

Local: EACH-USP (USP Leste) – Auditório Verde

Co-locado comVI Semana de Sistemas de Informação (SSI 2016) da EACH-USP.

Objetivos do workshop:

• Desenvolver um mecanismo adicional de avaliação das dissertações do programa (antes do exame de qualificação e antes da defesa da dissertação).

• Permitir que os orientadores e orientandos do programa conheçam a pesquisa dos colegas, fomentando colaborações.

• Possibilitar que orientandos ingressantes do programa tenham uma visão mais clara do que é uma pesquisa científica e acadêmica de um curso de mestrado.

• Apresentar os trabalhos sendo desenvolvidos no PPgSI para alunos da graduação e de outros cursos de pós-graduação e também outros docentes potencialmente interessados no programa.

• Permitir que candidatos em potencial a ingressar no curso de mestrado do PPgSI possam nos visitar e conhecer os trabalhos sendo realizados.

Dinâmica do workshop:

• Cada sessão contará com a apresentação de três projetos de dissertação de mestrado em andamento.

• Haverá dois tipos de composição de sessão:

• Orientandos que estiverem no terceiro semestre do curso na data do workshop: cada sessão terá duração de 1h para apresentação de três projetos, sendo 20min por projeto (10min para apresentação do orientando e 10min para perguntas/colaboração da banca e do restante da audiência).

• Orientandos que estiverem no quarto semestre (ou posterior) do curso na data do workshop: cada sessão terá duração de 1h30min para apresentação de três projetos, sendo 30min por projeto (15min para a apresentação do orientando e 15min para perguntas/colaboração da banca e do restante da audiência).

• Em cada sessão, a banca de docentes será composta pelos orientadores dos respectivos orientandos que estão apresentando seus trabalhos. A intenção é que os orientandos de cada sessão sejam de orientadores diferentes, para poder haver maior troca de experiência entre orientadores e orientandos. Além disso, outros orientadores do programa serão convidados para compor a banca de avaliação da sessão.

Regras para apresentação e participação:

• Apresentação de projeto: todo “aluno regular” que estiver matriculado no terceiro semestre do curso (ou posterior) na data do workshop deve apresentar seu projeto de pesquisa em andamento. Além disso, todo “aluno regular” que já tiver cumprido todos os créditos mínimos em disciplinas na data do workshop também deve apresentar (mesmo que ainda não esteja no terceiro semestre do curso). Estarão dispensados de apresentar seus trabalhos, apenas os orientandos que já tiverem depositado suas dissertações até a data de submissão da ficha de pesquisa ou os orientandos cujos orientadores solicitarem a dispensa. Os orientandos que forem apresentar seus projetos devem preparar uma “ficha de pesquisa” e um conjunto de “slides”:

• Ficha de pesquisa: no formato de um resumo estruturado, conforme regras abaixo:

• Seguir obrigatoriamente este modelo.

• Enviar por email ao Prof. Marcelo Fantinato (m.fantinato@usp.br).

• Colocar como assunto da mensagem do email: “ficha de pesquisa – workshop de dissertações – orientando xxxxx”.

• Enviar exclusivamente no formato PDF.

• Enviar no máximo até o dia: 1 de agosto de 2016.

• Slides: os orientandos devem levar no dia do workshop um arquivo com os slides de sua apresentação. Ao preparar os slides, deve-se incluir, no início da apresentação, as informações do quadro “Dados gerais” da ficha de pesquisa.

• Participação nas sessões: todo “aluno regular” (estando apresentando seu projeto ou não) deve assistir o máximo possível de sessões do workshop (espera-se pelo menos quatro sessões).

• Ausências justificadas: os orientandos que não puderem assistir pelo menos quatro sessões do workshop devem enviar justificativa por email ao Prof. Marcelo Fantinato (m.fantinato@usp.br), com cópia para seu orientador.

• Alunos especiais: É altamente desejável que os alunos especiais também assistam as sessões do workshop a fim de compreenderem o que se espera de projetos de pesquisa relacionados a um mestrado acadêmico.

• Outros participantes: potenciais interessados (inclusive potenciais candidatos a ingresso no PPgSI) são convidados a participar do workshop na qualidade de audiência.

• Comportamento esperado: solicita-se que todos os participantes evitem chegar atrasados ou sair antes do término das sessões, para não atrapalhar o bom andamento das mesmas. Esse problema foi bastante recorrente na última edição do workshop, e precisa ser seriamente evitado. Cheguem pelo menos 5min com antecedência e saiam apenas ao término completo na sessão.

Fichas de pesquisa (resumos) dos trabalhos:

Linha de pesquisa: Gestão e desenvolvimento de sistemas

Linha de pesquisa: Inteligência de sistemas

Programação do workshop:

[Dia 1] 16 de agosto de 2016 (terça-feira)

programação-dia1

[Dia 2] 17 de agosto de 2016 (quarta-feira)

programação-dia2

[Dia 3] 18 de agosto de 2016 (quinta-feira)

programação-dia3