Procedimento para Solicitação

Alunos Especiais:

  • Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas sem vínculo com o Programa de Pós-graduação da USP.

  • Os créditos obtidos em disciplinas cursadas na condição de aluno especial poderão ser aproveitados no caso de passagem para a condição de aluno regular, a critério do orientador.

  • Se você deseja cursar seu mestrado no PPgSI, porém ainda não possui todos os requisitos necessários para ingresso como aluno regular, considere realizar as disciplinas necessárias (ou parte delas) como aluno especial.

  • A aprovação em disciplinas cursadas como aluno especial não garante o futuro ingresso como aluno regular, mesmo que o candidato consiga aprovação em todas as disciplinas necessárias para o mestrado. Consulte o FAQ para mais informações.

  • Alunos especiais precisam já ter concluído um curso de graduação (assim como alunos regulares), exceto alunos de cursos de graduação da própria USP, em determinadas condições.

  • Haverá a cobrança de uma taxa de matrícula de R$ 150,00 por disciplina. Não há taxa para inscrição no processo seletivo, mas apenas para a matrícula no caso de candidatos selecionados. Alunos de graduação da USP estão isentos do pagamento desta taxa.

 

Procedimento para inscrição:

Acesse o procedimento para inscrição no website geral da pós-graduação da EACH-USP.

Importante: há dois passos extras específicos para o PPgSI, que precisam ser seguidos pelos candidatos:

  • Preencher e enviar este formulário adicional (via sistema de inscrição).

  • Especificamente para a disciplina SIN5000 (verifique informações abaixo): é obrigatório encaminhar, por email, um documento emitido por um orientador do PPgSI confirmando já possuir trabalho de pesquisa em andamento com o candidato interessado. Enviar para o email ppgsi-each [no domínio usp.br] durante o período de inscrição.

 

Disciplinas Disponíveis:

  • Os interessados em ser aluno especial do PPgSI podem se inscrever para qualquer disciplina dentre as oferecidas pelo programa no semestre de interesse.

  • Sugere-se fortemente priorizar a inscrição na disciplina “SIN5013 – Análise de Algoritmos e Estruturas de Dados“, por ser uma das disciplinas obrigatórias do PPgSI e ser uma disciplina do núcleo básico da ciência da computação. Porém, embora a disciplina SIN5013 deva ser certamente priorizada, sugere-se também que os interessados busquem adicionalmente inscrever-se em outras disciplinas, uma vez que a concorrência para a SIN5013 pode eventualmente ser muito alta de forma que nem todas as inscrições podem ser aceitas.

  • A disciplina “SIN5000 – Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação” deve ser cursada como aluno especial apenas por alunos que já possuem trabalho de pesquisa em colaboração com um docente do PPgSI, pois essa disciplina envolve atividades relacionadas ao preparo para o projeto de dissertação. Para os demais interessados, o esperado é que essa disciplina seja realizada já na condição de aluno regular.

 

Mais informações:

  • A realização de disciplinas isoladas na condição de aluno especial não caracteriza estar cursando o mestrado. Dessa forma, caso seja aceito para alguma disciplina do PPgSI como aluno especial, solicitamos que não informe em seu CV Lattes estar cursando o mestrado do PPgSI. Se desejar informar em seu CV Lattes, informe como “formação complementar”.

  • Para informações adicionais sobre alunos especiais, consulte a Seção IX do Regimento de Pós-graduação da Universidade de São Paulo.