Formulários – Inscrição/Matrícula

MESTRADO
==========
Mestrado (inscrição ao processo seletivo para alunos regulares).

O preenchimento das duas partes da ficha de inscrição é obrigatório. O preenchimento de apenas uma das partes implicará a não homologação da inscrição. Ao preencher cada parte da ficha, você receberá por email uma comprovação de preenchimento enviada automaticamente.

Ficha de Inscrição de Aluno Regular para Mestrado (Parte 1/2)

Ficha de Inscrição de Aluno Regular para Mestrado (Parte 2/2)

Todos os documentos referentes à inscrição no processo seletivo para aluno regular de mestrado devem ser encaminhados eletronicamente, conforme consta em Edital, para o seguinte endereço: inscricaoppgsi-each [no domínio usp.br]

Atenção: dúvidas não devem ser enviadas para o endereço de email acima, mas sim para os endereços apropriados.

Além da ficha de inscrição (parte 1 e 2), os seguintes documentos obrigatórios devem ser enviados:

  1. Histórico escolar de curso de graduação (cópia simples em PDF anexa).

  2. Currículo Lattes (cópia simples em PDF anexa), produzido pela plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br), atualizado com todas as informações acadêmicas e profissionais que o candidato considerar relevantes. Atenção, pois há várias informações que podem ser cadastradas no currículo Lattes e que podem ser consideradas durante o processo seletivo.

  3. Intenção de pesquisa com no máximo 4 (quatro) páginas para cada projeto de pesquisa indicado, conforme definido em edital. A entrega deve ser feita em arquivos anexos (formato PDF) e o documento não pode exceder 4 páginas. O documento deve indicar claramente para qual projeto de pesquisa se destina
    a intenção de pesquisa, utilizando o mesmo código e nome de projeto. O projeto deve conter itens tais como: contextualização e motivação, objetivos e proposta, método de pesquisa, resultados esperados, cronograma geral. O principal objetivo deste item é avaliar o perfil do candidato, sua maturidade acadêmica e seu potencial para realizar um projeto de pesquisa em nível de Mestrado. Esta intenção deve estar alinhada ao projeto selecionado e informado no formulário.

Documentos Opcionais:

  1. Comprovante de realização do “Exame Nacional para Ingresso na Pós-graduação em Computação (Poscomp)” (cópia simples em PDF anexa), realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) [http://www.sbc.org.br], com a pontuação obtida.
  2. Comprovante de aprovação na disciplina “Análise de Algoritmos e Estrutura de Dados (SIN5013)” oferecida pelo PPgSI (cópia simples em PDF anexa), com o conceito obtido.

  3. Históricos escolares de cursos de pós-graduação (cópia simples em PDF anexa).

As seguintes instruções devem ser necessariamente observadas para a inscrição no processo seletivo:

  1. Usar EXATAMENTE o seguinte padrão de nomenclatura para os arquivos PDF enviados (onde XXXXXXXXXXXXXXXXX representa o NomeCompletoDoCandidato):
    • HistoricoGraduacao-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
    • CVLattes-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
    • PoscompYYYY-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf (onde YYYY = ano do Poscomp realizado)
    • SIN5013-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
    • HistoricoPosGraduacao-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
  2. Todos os documentos devem ser entregues exclusivamente em arquivos PDF (ou seja, não enviar arquivos DOC, JPEG, etc.)
  3. Cada uma dos documentos deve estar em um arquivo PDF separado (ou seja, não enviar tudo em um único arquivo PDF agrupado)
  4. Não separar um mesmo documento em vários arquivos PDF separados.
  5. Agrupar tudo em um único arquivo compactado (preferencialmente no formato ZIP).

Note que não é mais necessário encaminhar cartas de recomendação para ingresso no mestrado.

Mestrado (Matrícula para Aluno Regular ingressante):

Apenas para os candidatos aprovados no processo seletivo.

Formulário ou ficha de matrícula de aluno regular ingressante (área de pesquisa, disciplinas, orientador(a))

  • Este documento precisa ser preenchido e anexado no formulário de matrícula online (a seguir)

Formulário de matrícula online (dados pessoais, documentos) – 2o semestre de 2024

 

DOUTORADO
===========
Doutorado (inscrição ao processo seletivo para alunos regulares):

Ficha de Inscrição de Aluno Regular para Doutorado (Parte I)

Ficha de Inscrição de Aluno Regular para Doutorado (Parte II)

Todos os documentos referentes à inscrição no processo seletivo para aluno regular de doutorado devem ser encaminhados eletronicamente, conforme consta em Edital, para o seguinte endereço: inscricaoppgsi-each [no domínio usp.br]

Atenção: dúvidas não devem ser enviadas para o endereço de email acima, mas sim para os endereços apropriados.

Além da ficha de inscrição (parte I e II), os seguintes documentos obrigatórios devem ser enviados:

  1. Histórico escolar de curso de graduação (cópia simples em PDF anexa).

  2. Histórico escolar de curso de mestrado (cópia simples em PDF anexa) [dispensado apenas aos candidatos para o curso de doutorado direto].

  3. Currículo Lattes (cópia simples em PDF anexa), produzido pela plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br), atualizado com todas as informações acadêmicas e profissionais que o candidato considerar relevantes. Atenção, pois há várias informações que podem ser cadastradas no currículo Lattes e que podem ser consideradas durante o processo seletivo. 

  4. Projeto de pesquisa a ser realizado durante o curso de doutorado seguindo o modelo Fapesp (http://www.fapesp.br/253), limitado a 15 páginas (arquivo em PDF anexa).

  5. Apenas para o caso de inscrição para o curso de doutorado direto: carta de encaminhamento escrita pelo orientador almejado conforme regras descritas no edital (arquivo em PDF anexa).

  6. Carta de compromisso de orientação assinado por um orientador credenciado no PpgSI.

Documentos Opcionais:

  1. Comprovante de realização do “Exame Nacional para Ingresso na Pós-graduação em Computação (Poscomp)” (cópia simples em PDF anexa), realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) [http://www.sbc.org.br], com a pontuação obtida.

  2. Comprovante de aprovação na disciplina “Análise de Algoritmos e Estrutura de Dados (SIN5013)” oferecida pelo PPgSI (cópia simples em PDF anexa), com o conceito obtido.

  3. Históricos escolares de outros cursos de pós-graduação (cópia simples em PDF anexa).

Informações importantes sobre a entrega dos documentos:

  1. Usar EXATAMENTE o seguinte padrão de nomenclatura para os arquivos PDF enviados (onde XXXXXXXXXXXXXXXXX representa o NomeCompletoDoCandidato):
    • HistoricoGraduacao-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
    • HistoricoMestrado-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
    • CVLattes-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
    • ProjetoPesquisa-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
    • EncaminhamentoDoutoradoDireto-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf (Opcional)
    • PoscompYYYY-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf (onde YYYY = ano do Poscomp realizado)
    • SIN5013-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
    • HistoricoPosGraduacao-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
    • CompromissoOrienta-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
  2. Todos os documentos devem ser entregues exclusivamente em arquivos PDF (ou seja, não enviar arquivos DOC, JPEG, etc.)
  3. Cada uma dos documentos deve estar em um arquivo PDF separado (ou seja, não enviar tudo em um único arquivo PDF agrupado)
  4. Não separar um mesmo documento em vários arquivos PDF separados.
  5. Agrupar tudo em um único arquivo compactado (preferencialmente no formato ZIP).

icone_doc Carta de Recomendação (Versão em português). A carta de recomendação deve ser encaminhada por email diretamente pelo recomendador para o seguinte endereço: inscricaoppgsi-each [no domínio usp.br]. Cartas enviadas/entregues pelos próprios candidatos serão desconsideradas.

icone_doc Carta de Recomendação (English version – Recommendation Letter). The recommenders themselves (and not the “applicant”) should send this letter (in PDF format) via e-mail to inscricaoppgsi-each@usp.br. Letters sent/delivered by the candidates themselves will be disregarded.

Doutorado (Matrícula para Aluno Regular ingressante):

Apenas para os candidatos aprovados no processo seletivo.

icone_doc Formulário para matrícula de aluno regular ingressante (Principal)

 

Notas importantes sobre a Matrícula (Mestrado e Doutorado):

(para os candidatos aprovados no processo seletivo)

  • Os alunos ingressantes devem entrar em contato com seus respectivos orientadores para auxílio na definição das disciplinas a serem cursadas (o formulário de matrícula deve estar assinado pelo orientador, antes de sua entrega pelo aluno, sendo que a assinatura pode ser digital).

  • Os alunos ingressantes devem se atentar para os documentos necessários. No caso de ingresso ao mestrado, os alunos ingressantes devem se atentar principalmente em relação a data de colação de grau para alunos recém formados; é expressamente necessário que o aluno já tenha seu comprovante de colação de grau para que sua matrícula no curso de pós-graduação possa ser realizada.

  • Recomenda-se fortemente a todos os alunos ingressantes a leitura cuidadosa do Regulamento do Programa, além dos demais regimentos de níveis superiores (CPG e PRPG). Consulte: Regulamentos e Regimentos.