MESTRADO
==========
Mestrado (inscrição ao processo seletivo para alunos regulares).
O preenchimento das duas partes da ficha de inscrição é obrigatório. O preenchimento de apenas uma das partes implicará a não homologação da inscrição. Ao preencher cada parte da ficha, você receberá por email uma comprovação de preenchimento enviada automaticamente.
Ficha de Inscrição de Aluno Regular para Mestrado (Parte 1/2)
Ficha de Inscrição de Aluno Regular para Mestrado (Parte 2/2)
Todos os documentos referentes à inscrição no processo seletivo para aluno regular de mestrado devem ser encaminhados eletronicamente, conforme consta em Edital, para o seguinte endereço: inscricaoppgsi-each [no domínio usp.br]
Atenção: dúvidas não devem ser enviadas para o endereço de email acima, mas sim para os endereços apropriados.
Além da ficha de inscrição (parte 1 e 2), os seguintes documentos obrigatórios devem ser enviados:
-
Histórico escolar de curso de graduação (cópia simples em PDF anexa).
-
Currículo Lattes (cópia simples em PDF anexa), produzido pela plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br), atualizado com todas as informações acadêmicas e profissionais que o candidato considerar relevantes. Atenção, pois há várias informações que podem ser cadastradas no currículo Lattes e que podem ser consideradas durante o processo seletivo.
- Intenção de pesquisa com no máximo 4 (quatro) páginas para cada projeto de pesquisa indicado, conforme definido em edital. A entrega deve ser feita em arquivos anexos (formato PDF) e o documento não pode exceder 4 páginas. O documento deve indicar claramente para qual projeto de pesquisa se destina
a intenção de pesquisa, utilizando o mesmo código e nome de projeto. O projeto deve conter itens tais como: contextualização e motivação, objetivos e proposta, método de pesquisa, resultados esperados, cronograma geral. O principal objetivo deste item é avaliar o perfil do candidato, sua maturidade acadêmica e seu potencial para realizar um projeto de pesquisa em nível de Mestrado. Esta intenção deve estar alinhada ao projeto selecionado e informado no formulário.
Documentos Opcionais:
- Comprovante de realização do “Exame Nacional para Ingresso na Pós-graduação em Computação (Poscomp)” (cópia simples em PDF anexa), realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) [http://www.sbc.org.br], com a pontuação obtida.
-
Comprovante de aprovação na disciplina “Análise de Algoritmos e Estrutura de Dados (SIN5013)” oferecida pelo PPgSI (cópia simples em PDF anexa), com o conceito obtido.
-
Históricos escolares de cursos de pós-graduação (cópia simples em PDF anexa).
As seguintes instruções devem ser necessariamente observadas para a inscrição no processo seletivo:
- Usar EXATAMENTE o seguinte padrão de nomenclatura para os arquivos PDF enviados (onde XXXXXXXXXXXXXXXXX representa o NomeCompletoDoCandidato):
- HistoricoGraduacao-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
- CVLattes-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
- PoscompYYYY-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf (onde YYYY = ano do Poscomp realizado)
- SIN5013-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
- HistoricoPosGraduacao-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
- Todos os documentos devem ser entregues exclusivamente em arquivos PDF (ou seja, não enviar arquivos DOC, JPEG, etc.)
- Cada uma dos documentos deve estar em um arquivo PDF separado (ou seja, não enviar tudo em um único arquivo PDF agrupado)
- Não separar um mesmo documento em vários arquivos PDF separados.
- Agrupar tudo em um único arquivo compactado (preferencialmente no formato ZIP).
Note que não é mais necessário encaminhar cartas de recomendação para ingresso no mestrado.
Mestrado (Matrícula para Aluno Regular ingressante):
Apenas para os candidatos aprovados no processo seletivo.
- Este documento precisa ser preenchido e anexado no formulário de matrícula online (a seguir)
Formulário de matrícula online (dados pessoais, documentos) – 2o semestre de 2024
DOUTORADO
===========
Doutorado (inscrição ao processo seletivo para alunos regulares):
Ficha de Inscrição de Aluno Regular para Doutorado (Parte I)
Ficha de Inscrição de Aluno Regular para Doutorado (Parte II)
Todos os documentos referentes à inscrição no processo seletivo para aluno regular de doutorado devem ser encaminhados eletronicamente, conforme consta em Edital, para o seguinte endereço: inscricaoppgsi-each [no domínio usp.br]
Atenção: dúvidas não devem ser enviadas para o endereço de email acima, mas sim para os endereços apropriados.
Além da ficha de inscrição (parte I e II), os seguintes documentos obrigatórios devem ser enviados:
-
Histórico escolar de curso de graduação (cópia simples em PDF anexa).
-
Histórico escolar de curso de mestrado (cópia simples em PDF anexa) [dispensado apenas aos candidatos para o curso de doutorado direto].
-
Currículo Lattes (cópia simples em PDF anexa), produzido pela plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br), atualizado com todas as informações acadêmicas e profissionais que o candidato considerar relevantes. Atenção, pois há várias informações que podem ser cadastradas no currículo Lattes e que podem ser consideradas durante o processo seletivo.
-
Projeto de pesquisa a ser realizado durante o curso de doutorado seguindo o modelo Fapesp (http://www.fapesp.br/253), limitado a 15 páginas (arquivo em PDF anexa).
-
Apenas para o caso de inscrição para o curso de doutorado direto: carta de encaminhamento escrita pelo orientador almejado conforme regras descritas no edital (arquivo em PDF anexa).
- Carta de compromisso de orientação assinado por um orientador credenciado no PpgSI.
Documentos Opcionais:
-
Comprovante de realização do “Exame Nacional para Ingresso na Pós-graduação em Computação (Poscomp)” (cópia simples em PDF anexa), realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) [http://www.sbc.org.br], com a pontuação obtida.
-
Comprovante de aprovação na disciplina “Análise de Algoritmos e Estrutura de Dados (SIN5013)” oferecida pelo PPgSI (cópia simples em PDF anexa), com o conceito obtido.
-
Históricos escolares de outros cursos de pós-graduação (cópia simples em PDF anexa).
Informações importantes sobre a entrega dos documentos:
- Usar EXATAMENTE o seguinte padrão de nomenclatura para os arquivos PDF enviados (onde XXXXXXXXXXXXXXXXX representa o NomeCompletoDoCandidato):
- HistoricoGraduacao-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
- HistoricoMestrado-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
- CVLattes-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
- ProjetoPesquisa-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
- EncaminhamentoDoutoradoDireto-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf (Opcional)
- PoscompYYYY-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf (onde YYYY = ano do Poscomp realizado)
- SIN5013-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
- HistoricoPosGraduacao-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
- CompromissoOrienta-XXXXXXXXXXXXXXXXX.pdf
- Todos os documentos devem ser entregues exclusivamente em arquivos PDF (ou seja, não enviar arquivos DOC, JPEG, etc.)
- Cada uma dos documentos deve estar em um arquivo PDF separado (ou seja, não enviar tudo em um único arquivo PDF agrupado)
- Não separar um mesmo documento em vários arquivos PDF separados.
- Agrupar tudo em um único arquivo compactado (preferencialmente no formato ZIP).
Carta de Recomendação (Versão em português). A carta de recomendação deve ser encaminhada por email diretamente pelo recomendador para o seguinte endereço: inscricaoppgsi-each [no domínio usp.br]. Cartas enviadas/entregues pelos próprios candidatos serão desconsideradas.
Carta de Recomendação (English version – Recommendation Letter). The recommenders themselves (and not the “applicant”) should send this letter (in PDF format) via e-mail to inscricaoppgsi-each@usp.br. Letters sent/delivered by the candidates themselves will be disregarded.
Doutorado (Matrícula para Aluno Regular ingressante):
Apenas para os candidatos aprovados no processo seletivo.
Formulário para matrícula de aluno regular ingressante (Principal)
Notas importantes sobre a Matrícula (Mestrado e Doutorado):
(para os candidatos aprovados no processo seletivo)
-
Os alunos ingressantes devem entrar em contato com seus respectivos orientadores para auxílio na definição das disciplinas a serem cursadas (o formulário de matrícula deve estar assinado pelo orientador, antes de sua entrega pelo aluno, sendo que a assinatura pode ser digital).
-
Os alunos ingressantes devem se atentar para os documentos necessários. No caso de ingresso ao mestrado, os alunos ingressantes devem se atentar principalmente em relação a data de colação de grau para alunos recém formados; é expressamente necessário que o aluno já tenha seu comprovante de colação de grau para que sua matrícula no curso de pós-graduação possa ser realizada.
-
Recomenda-se fortemente a todos os alunos ingressantes a leitura cuidadosa do Regulamento do Programa, além dos demais regimentos de níveis superiores (CPG e PRPG). Consulte: Regulamentos e Regimentos.